QUEM É TILLIE WILDEN? A AUTORA DAS NOVAS AVENTURAS DA CLEMENTINE!
A escritora mais jovem a ganhar um Prêmio Eisner em toda a sua história.
Em 7 de Junho do 2021, era lançado a primeira edição de ''Skybound X #1'', a revista semanal da Image Comics que celebrava os 10 anos de aniversário da companhia editorial Skybound Entertainment de Robert Kirkman! Mas como que a Clementine foi parar do universo dos videogames para o mundo das histórias em quadrinhos?!
Tudo começou quando o próprio Robert Kirkman, provocou os leitores ao deixar uma breve citação ao final da edição especial de ''Negan Lives'' com os seguintes dizeres na página: ''P.S. Clementine Live.'' Está simples frase fez com que as esperanças dos fãs sobre a volta da personagem fosse reascendida novamente, após o fim da sua épica saga na quarta (e última) temporada final dos jogos pela produtora Telltale Games.
Mas o criador da série em quadrinhos de ''The Walking Dead'' não parou apenas com está mera citação. Em Março daquele mesmo ano, Kirkman participou de uma sessão de perguntas e respostas com os fãs da comunidade no Reddit, onde foi questionado sobre o que ele queria dizer com está frase. Robert apenas se pronunciou de forma sugestiva: ''Fique ligado. Haverão algumas novidades sobre Clem até o final do ano. Isso é tudo que eu posso dizer. Eu nunca provocaria algo assim se não algum tivesse significado.''
Um mês após está conversa, a Image Comics e a Skybound Entertainment finalmente publicaram um comunicado oficial em suas redes sociais anunciando o lançamento da citada ''Skybound-X'', uma antologia semanal que tinha como objetivo homenagear os 10 anos de criação do selo editorial de mesmo nome da companhia de Robert. E entre os contos revelados, estavam; ''Rick Grimes 2000'', ''Excellence'', ''Manifest Destiny'', e sim, ela mesmo: ''Clementine'', uma história protagonizada pela popular estrela da franquia da Telltale Games que finalmente faria sua estréia oficial no universo em quadrinhos de ''The Walking Dead.'' E quem seria a pessoa encarregada de levá-la de uma mídia para outra? O próprio Kirkman? Não! Mas sim pela talentosas roteirista Tillie Walden, uma promissora cartunista que havia sido considerada com uma das grandes artistas de sua geração nestes últimos anos.
Tillie Walden nasceu em 4 de Maio de 1996 em Nova Jersey, mas passou a maior parte da sua juventude em Austin, capital do Texas, como patinadora profissional de gelo até começar a dar seus primeiros passos como uma cartunista independente. O seu nome de batizo é em homenagem a sua falecida avó paterna, uma artista que ela não conseguiu conhecer em vida. E suas principais inspirações na adolescência e que viriam moldar seu trabalho mais para frente, eram os mangás, em especial, a série ‘‘Hunter x Hunter’’ do criador Yoshihiro Togashi, como também as animações do Studio Ghibli de Hayao Miyazaki e Isao Takahata, que influenciariam o resultado do seu traço final, além de outras inspirações como os consagrados profissionais da indústria de quadrinhos, como Alison Bechdel, Craig Thompson e David Small.
Mas foi apenas após ouvir um workshop palestrado pelo estudioso quadrinístico, Scott McCloud, que Tillie teve uma grande virada em sua vida e decidiu embarcar de vez em sua carreira nos quadrinhos. Ela então começou publicando seus projetos iniciais em seu site na internet até ser descoberta ainda no ensino médio pela editora britânica Avery Hill. E com apenas 22 anos de idade, em Junho de 2015, ela lançou o seu primeiro livro chamado ''The End of Summer'' que lhe concedeu no ano seguinte o ''Prêmio Ignatz'' como ''Melhor Artista Independente.'' Walden estava começando e já estava prestes a lançar a sua maior obra até então: ''Spinning'' em 2017, uma história semi-biográfica sobre amadurecimento, descobertas e tabus na adolescência por meio das competições de patinação de gelo. Considerada como seu livro autoral definitivo, a graphic novel de Tillie ganhou em 2018 o ‘‘Prêmio Eisner Awards’’ de ''Melhor Trabalho Baseado em Realidade'', tornando-a então como um das mais jovens vencedoras de todos os tempos na história de toda a organização do evento.
Desde então Walden tem publicado diversas outras grandes obras, com a aclamação da crítica e público sempre, entre elas; ''I Love This Part'', ''A City Inside'', ''On a Sunbeam'', ''Are You Listening?'' e mais recentemente ''My Parents Won't Stop Talking!'' com a escritora Emma Hunsinger. Hoje em dia, Tillie se encontra atualmente em uma turnê nacional pelos Estados Unidos em comemoração ao lançamento oficial de ''Clementine: Book One'', o primeiro livro de estréia da personagem que abriu as portas do mais novo selo editorial ‘‘Skybound Comet’’ criado pela companhia Skybound Entertainment em parceria com a editora de livros Atria/Simon&Schuster.
E você, meu caro, leitor imaginauta, já conhecia a cartunista antes? Já lido algum obra dela antes? E qual é era o quadrinho? E quais são as suas expectativas sob o trabalho dela em sua nova série de livros da Clementine daqui em frente? Deixe a sua opinião abaixo nos comentários. Curta. Compartilhe. E nós ajude a espalhar cada vez mais a palavra da nossa fã-página da ''Image Comics Brasil'' aqui no Brasil! Obrigado!
Faça agora a sua compra do livro Clementine - Book One: https://amzn.to/39SQ0H2
Saiba mais sobre a linha editorial de romances gráficos da Skybound Comet: https://www.facebook.com/ImageComicsBrasil/posts/341541450706770
#IMAGECOMICSBRASIL #THEWALKINGDEADCOMICS #TELLTALEGAMES #CLEMENTINE #LEE #TILLIEWALDEN #SKYBOUNDCOMET #ATRIABOOKS #SIMONANDSCHUSTER #ROBERTKIRKMAN #SKYBOUND #IMAGECOMICS